Blog

Soluções em segurança para uma vida melhor

Dicas de Segurança para Motoristas de Delivery!


Imagem responsiva

Trabalhar como entregador de delivery vem se tornando uma prática cada vez mais popular no Brasil. Com a necessidade de ficar em casa trazida pela pandemia, essa profissão ganhou uma importância ainda maior no cotidiano dos brasileiros.

Pensando na segurança de quem trabalha com entregas pela cidade, a Volpato trouxe algumas dicas para garantir que o expediente ocorra de maneira tranqüila e que todas as entregas sejam feitas. Confira a seguir!

1-Inspeção prévia do veículo

Uma das atitudes que estão incluídas nas regras de direção defensiva para motoboys é a manutenção do veículo. Isto é importante na medida em que todos os sistemas da moto devem estar com bom funcionamento durante a corrida até o destino.

Por isso, antes de sair do local é recomendado que o motoboy faça uma inspeção básica de todo veículo. Ou seja, verifique os freios, buzinas, faróis e demais equipamentos que contribuam para o bom desenvolvimento do modal. Portanto, esta atitude está inclusa como parte da segurança do motoboy.

2-Verifique o equipamento pessoal de segurança

Além da moto em perfeito estado, o motoboy deve verificar que está portando todo o equipamento de segurança pessoal necessário. Eles são:

  • colete refletivo: pode ser integral, semiaberto ou articulado;
  • botas: impedem queimaduras, perfurações e contato com descargas elétricas;
  • jaqueta: reduz a possibilidade de hipotermia, frostbite e o fenômeno de Raynaud
  • capacete: pode ser integral, semiaberto ou articulado;
  • luvas: funcionam como equipamento de proteção para as mãos contra baixas temperaturas e possíveis riscos mecânicos;
  • joelheiras: ajudam na proteção dos joelhos em caso de queda.

3- Possibilidade de ver e ser visto no trânsito

O colete reflexivo contribui para que o motorista seja visto. Entretanto, ele não é a única estratégia utilizada para a segurança do motoboy. Quando trata-se do fato de ver e ser visto, é importante que este profissional lembre-se da importância de manter os faróis acesos. Esta determinação é orientada pela Lei 13.290, conhecida como “Lei do Farol Aceso”. 

Inclusive, vale lembrar que o não cumprimento da regra que estabelece que o farol seja aceso durante o período diurno é considerada infração média. Além disso, é passível de multa e perda de quatro pontos na CNH. 

Por essa razão, manter os faróis acesos faz parte da segurança do motoboy enquanto condutor para garantir a convivência no trânsito.

4- Condução com segurança

Para conduzir a moto com segurança, o motoboy deve estar atento às atitudes que contribuem para a segurança dele e dos demais condutores. Alguns exemplos são:

  • não ficar “costurando” na via;
  • redobrar a atenção em caso de situações adversas, como chuva e buracos na via;
  • não usar celular enquanto dirige;
  • manter a distância de dois segundos;
  • respeitar o limite de velocidade de cada trecho;
  • diminuir a velocidade em caso de trânsito;
  • ocupar o espaço de um carro na via. 

5- Adquira um Rastreador para Proteger sua moto!

Uma das melhores formas de se manter seguro é adquirir um rastreador, e na Volpato nós contamos vários benefícios, entre eles:

– Acesso exclusivo ao aplicativo Rastreamento Volpato
– Histórico de Trajetos
– Botão de Pânico
– Cerca elétrica

E muito mais! Que saber mais? Acesse https://www.volpatorastreamento.com.br/ e garanta mais segurança para seu veículo!